A suposta descoberta da Botija de Rio Formoso em Pernambuco trouxe para a numismática brasileira um dilema - atestar empiricamente se as peças alí descobertas eram falsas ou verdadeiras, é nesse contexto de estudo reflexivo sobre esse tema que apresentamos aqui elementos para esse estudo, buscando dar suporte a quem queira investigar esse tema numismático.

sábado, 22 de novembro de 2014

Documento de 1630 trata da colonização por parte da GWC


Leia o documento em: http://www.wdl.org/pt/item/4068/


Liberdades, conforme Determinadas pelo Conselho dos Dezenove Homens da Legalmente Constituída Companhia das Índias Ocidentais, a Todos aqueles que Querem Estabelecer uma Colônia em Nova Holanda

Descrição

Os Dezenove Senhores, o órgão governamental da Companhia das Índias Ocidentais holandesa, estabeleceu um sistema de latifúndio como um modo de encorajar a colonizaçào de Nova Holanda, a colônia holandesa na América do Norte que cobria partes do que é hoje Nova York, Nova Jersey, Connecticut e Delaware. Os latifundiários era ricos holandeses a quem eram cedidas vastas extensões de terra, poderes governamentais locais e alguma participação no comércio de peles, em troca de fixarem colonos em Nova Holanda. Em junho de 1629, a Companhia das Índias Ocidentais emitiu a Carta de Liberdades e Isenções, a qual declarava como latifundiários de Nova Holanda todos "aqueles que devem, no espaço de quatro anos ...comprometer-se a implantar, lá, uma colônia com cinquenta pessoas acima de quinze anos". Os latifundiários tinham o direito de expandir suas colônias por "quatro milhas (6,50 km) ao longo da costa ou ao longo de uma margem de um rio navegável (ou duas milhas [3,25 km] ao longo das duas margens de um rio) e, até o momento, adentrar o continente conforme a situação dos ocupantes o permitir". O latifúndio mais bem sucedido foi Rensselaerswyck, que fora cedido ao comerciante de diamantes de Amsterdam Kiliaen Van Rensselaer, em 1629, e que se expandiu por mais de um milhão de acres (4000.000 hectares)na área da atual Albany, Nova York. Este panfleto, publicado em Amsterdam em 1630, contém o texto da Carta de Liberdades e Isenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário