A suposta descoberta da Botija de Rio Formoso em Pernambuco trouxe para a numismática brasileira um dilema - atestar empiricamente se as peças alí descobertas eram falsas ou verdadeiras, é nesse contexto de estudo reflexivo sobre esse tema que apresentamos aqui elementos para esse estudo, buscando dar suporte a quem queira investigar esse tema numismático.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Novos comparativos do estilo de cunhagem Holandesa

 Peça de soldo em prata, cunhada emergencialmente durante o cerco a cidade de Middelburg, vejam o estilo de limagem da quina superior da peça, para auferir o peso ideal da peça. Essa moeda teve um trabalho de cunhagem feito á martelo, com duas contramarcas laterais, autenticando a peça.

 Peça de soldo em prata, cunhada emergencialmente durante o cerco a cidade de Munster, vejam que as pérolas do anverso foram rebatidas e há fissuras no anverso e reverso, frutos do corte com torquesa manual. Essa peça foi cunhada com grande estilo de reverso.
 Peças raras cunhadas em nome da Companhia Unida das Índias Orientais, situada em Colombo no Ceilão, são peças de 1 e 2 soldos em liga, vejam o estilo de abertura do traço da sigla VOC e também a forma com que o "C" é lavrado em diferentes peças de anos bem próximos.
Peças emergenciais cunhadas já em fins do século XVIII, pela Companhia das Índias Orientais Holandesas nas ilhas da Indonésia, quando em guerra com a companhia de comércio britânica, vejam o estilo de perlagem do anverso e reverso e a falta de um padrão adotado para cunhagem (descentralização da peça), outro fator curioso é que as duas peças de Stiver (soldos) foram cortadas com alicates que conferiram a peça quinas totalmente irregulares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário