A suposta descoberta da Botija de Rio Formoso em Pernambuco trouxe para a numismática brasileira um dilema - atestar empiricamente se as peças alí descobertas eram falsas ou verdadeiras, é nesse contexto de estudo reflexivo sobre esse tema que apresentamos aqui elementos para esse estudo, buscando dar suporte a quem queira investigar esse tema numismático.

sábado, 22 de novembro de 2014

Documento de 1664 fala do protesto da GWC contra os inglêses


Leia o documento em: http://www.wdl.org/pt/item/4063/

Protesto dos Administradores da Companhia das Índias Ocidentas Holandesa aos seus Senhores, o Estado Geral, sobre Vários Exemplos de Tirania e Violência por parte dos Inglêses em Nova Holanda

Descrição

Na década de 1660, colonos das colônias inglesas de Connecticut e Massachusetts, a leste e nordeste, e Maryland e Virginia, ao sul e sudeste, progressivamente transgrediam a colônia holandesa de Nova Holanda, que estava localizada em partes do que é hoje Nova York, Nova Jersey, Delaware e Connecticut. Este protesto, ou reclamação, publicado em Schiedam em 1663, foi um apelo dos diretores da Companhia das Índias Ocidentais aos Estados Gerais, o órgão governamental das Províncias Unidas dos Países Baixos, pleiteando maior proteção contra as incursões dos inglêses. A reclamação foi redigida e assinada por Michiel ten Hove (1640-89), um advogado da Companhia das Índias Ocidentais. Em agosto de 1664, os inglêses enviaram uma flotilha de quatro navios de guerra à Nova Holanda (atual Nova York)para usurpar o controle da colônia das mãos dos holandeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário