Conhecida como terra de homens destemidos, Rio Formoso se fez presente na história do país com participação importante na Resistência à Invasão Holandesa. O município foi palco da histórica Batalha do Reduto (século XVII), Guerra do Mascates (XVIII) e da campanha pela Abolição da Escravatura (XIX). Administrativamente, a cidade é formada pelos distritos sede e Cocaú.
A origem do nome do município vem do curso dágua que emoldura a região. Os índios tupis se referiam ao importante rio como lobugussu, ou seja, grande rio verde. Por isso o município começou a ser chamado de Rio Formoso. Pertencente à micro região da mata meridional do Estado de Pernambuco. A colonização das terras, onde hoje está situado o município, data da segunda metade do século XVI. Em 1637, já existia no local o Engenho Rio Formoso. Em 1833, a povoação foi elevada à categoria de Vila e Sede de Comarca. Nos anos seguintes, foram construídas a Cadeia Pública e a Câmara Municipal. Em 1840, promovia a Sede da Freguesia, a cidade teve considerável evolução, dada a importância de seu porto
fluvial, a 9 quilômetros da foz, no oceano Atlântico. A localização privilegiada, na parte final do estuário, favorecia o embarque do açúcar produzido na região.
A construção da estrada de ferro até Palmares fez com que grande parte da produção fosse transportada para a Capital da Província, através da ferrovia. A área interiorana, atendia pelo ancoradouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário